type='text/javascript'/> Support Fanfics: CF: Em crise (Julia)

CF: Em crise (Julia)

|


Olá amor, tudo bem? Espero que sim. Antes de tudo, quero dizer que tudo que falei aqui, foi com o intuito de lhe ajudar, não prejudicar. Espero que goste da crítica. Não se esqueça de comentar.

Em crise
(link da fanfic)

Capa


Sinopse: Tratamentos não deixam a mente sã, não faz você se encontrar quando se sente perdido dentro de si. Emily Roger sabe disso por experiência própria. Com um passado que a deixou cheia de cicatrizes físicas e emocionais, Em sabe muito bem como suas ações podem afetar pessoas inocentes. Ao se deparar com mais uma crise de sua depressão psicótica, ela começa a achar que deve se habituar as alucinações, além de estar decidida a ficar longe de romances em potencial - mesmo que todos a sua volta pensem o contrário. No entanto, a garota se vê sendo alvo do interesse de Ford, que parece estar em todos os lugares. Arrogante, intrometido, sarcástico e absurdamente bonito, Ford é um clichê ambulante. Mas mesmo assim - ou talvez exatamente por isso - Em também não consegue ficar longe, tendo assim, aos poucos, todas as suas defesas destruídas.
Aparência: Capa e sinopse.
Você mandou uma capa, mas na fanfic está outra, portanto, irei avaliar a que está na fanfic. Vi que foi você quem fez a capa, e gostei bastante do resultado. O preto e branco com o roxo foi uma boa combinação de cores – que cor não fica bem com preto não é mesmo? – porém, na Sky, você usou o efeito 3D, mas achei aquele amarelo estranho. Não pelo efeito em si, mas o fato de ser amarelo. Outra coisa que me incomodou um pouco foi o style na fonte e o topaz. Na palavra “crise”, o traçado ficou bem grosso, deve ter usado na espessura três. Acredito que com a espessura em dois teria ficado melhor. Agora na questão do topaz. Ele em si foi muito bem aplicado, a única coisa que me incomodou nesse quesito foi o fato que deu pra ver uns traços transparentes do topaz nas voltas do título.
Agora falando da sinopse. Eu pessoalmente gostei – até porque tenho uma paixão por tudo que envolve psicologia. – porém, encontrei um erro na sinopse. Você começa a frase falando de tratamentos no geral, mas logo se refere como se fosse um apenas. Mas não vou entrar nessa questão agora. Por mais que tenha ficado boa, está faltando um “que” a mais sabe? Aquilo que via fazer a leitora pensar “nossa, preciso ler essa fanfic”.
Nota: 2,0 | 3,0

Ortografia
Logo no início já encontro um erro. A frase “Tratamentos não deixam a mente sã, não faz você se encontrar...” o verbo “faz”, deveria estar no plural já que estamos nos referindo aos tratamentos.  Mas isso não é algo grave, é apenas um detalhe que chamou a minha atenção. Em geral não notei erros ortográficos, apenas alguns de concordância, mas nada que mereça destaque. Em algumas frases fiquei meio confusa e tive que ler várias vezes para finalmente entender. Notei que você usou algumas palavras um tanto quanto “complicadas”, faça mais isso. Mas não se esqueça de por o significado nas notas finais.
Nota: 3,6 | 4,0

Enredo
Bem, a fanfic ainda está no começo, mas você já ganhou uma leitora fiel. A história é um tanto quanto diferente, mesmo tendo esse jeito clichê. Acredito que a forma como você desenvolve os capítulos seja o que difere a sua fanfic de um mero clichê. Eu estou particularmente babando pelo seu enredo. Não tenho muito que dizer sobre isso, só tome cuidado na coesão de algumas frases. Também tente fazer não muito clichê, quanto mais diferente melhor.
Nota: 1,5 | 2,0

Avalição geral: Avaliação de banners/playslist, dicas para o autor, comentário final.
Todos os capítulos tem um banner, a base deles é a mesma, e eu gosto disso, dá um ar mais profissional. Todos estão bem feito e em ótima qualidade. Não tenho a dizer quanto isso. Poderia fazer algumas playlists para os leitores ouvirem em quanto leem. Eu particularmente gosto de ouvir música em quanto leio. Recomendo que coloque músicas leves, ou que tenham a ver com o que está acontecendo. Geralmente, músicas pesadas ficam bem apenas em brigas ou em cenas de sexo. Então fica a dica. Cuidado para a todas as frases terem o seu devido sentido. Falo novamente que teve um momento que eu fiquei perdida na sua frase. Sua fanfic é a primeira em muito tempo que me faz querer continuar a ler, gostei mesmo dela. Esse tema é algo muito bom de escrever, acho interessante. A personagem é diferente, tem pensamentos alienados, é difícil de lidar com ela, e sua personalidade é bem complicada. Não tenho muito mais o que dizer, mas esperava um sim da parte dela no último capítulo. Lembro novamente para você ter cuidado para que as frases tenham sentido.
Nota: 0,9 | 1,0

Somatório: 8,8



Um comentário:

  1. Oi! Primeiro tenho que agradecer pela crítica. Na realidade, eu não esperava um 8,8 e.e Eu agradeço muito pelas suas dicas, elas foram/vão ser muito úteis. Vou trabalhar na sinopse, como sugeriu. Fico feliz em saber que está gostando do enredo. Não tive o propósito de fazer o enredo mais diferente do mundo, pelo menos não com essa história, pelo menos não em relação ao enredo principal. Foi um assunto que eu estava com vontade de escrever, sabe? Me divirto muito com o ponto de vista e diálogos desses personagens, o que me motiva a escrever, e só depois notei as várias outras fanfics (pelo menos no Spirit) com o mesmo tema: depressão/problemas psicológicos. Enfim, tento ser diferente. Acho que uma playlist funcionaria bem, adorei essa ideia. Mais uma vez, obrigada pelas dicas. Eu realmente recebi uns toques que estava precisando huahss <3

    ResponderExcluir